Organizando a lavanderia e a área de serviço

Area

 

Uma prática lavanderia pode ser organizada na área de serviço do seu apartamento, com a criação de um módulo de parede. O módulo pode ocupar todo o comprimento da área, encaixando a lavadora e o tanque lado a lado. Se tiver secadora uma opção é fixá-la na parede acima da lavadora para melhor aproveitamento do espaço.

Mantenha sempre a ventilação adequada e a limpeza para evitar que o excesso de umidade enferruje os equipamentos.

 

area2

 

 

Se espaço e orçamento forem mais limitados, junto ao tanque e lavadora instalar uma prateleira suspensa ou um gabinete se revela uma solução prática e cria espaço suficiente para os produtos de limpeza, para vassouras, o aspirador e utensílios.

 

 

Faça adaptações de acordo com suas necessidades: cestos para roupa suja (nunca amontoadas no chão), um lugar para dobrar ou manusear as roupas limpas e cestos de roupa para passar. Escolha um varal de boa qualidade para roupas que devem secar penduradas.

 

O local ideal para passar roupas é a área de serviço. Organize o espaço instalando uma tabua de passar e uma barra para pendurar as roupas passadas antes de distribuí-las pelos quartos. Vai facilitar e organizar o trabalho.

 

Quando a área de serviço têm um cômodo separado para essa finalidade você pode organizar uma área de trabalho mais completa, com a instalação de armários, módulos e prateleiras para armazenar todos os itens de limpeza, além dos itens de lavanderia, cabides, cestas e organizadores e um balcão para a separação das roupas antes de lavar, para dobrar e juntar as roupas limpas, roupas que saem da secadora ou roupas passadas antes de distribuí-las pelos armários da casa.

area_servico12

Utensílios para a sua lavanderia e área de serviço:

Recipientes para objetos de uso junto ao tanque (porta sabão,etc)

Varais suspensos ou de parede

Prendedores e porta-prendedor de roupa

Cabides de plástico

Cesto para roupa suja

Cesto para roupa limpa e seca : a passar ou dobrar

Bacia

Balde para roupas em geral

Borrifador de água para roupa

Tábua de passar roupa e capa para forrar a tábua.

Ferro elétrico

Vassouras (piso frio, assoalho, lavar áreas molháveis)

Rodo ou esfregão tipo mop

Vassoura mágica ou aspirador

Escovas (para estofados, bancadas, roupas)

Esponjas multiuso

Panos para limpeza em geral : flanelas, panos de chão

Pá de lixo

Lixeira

Sacos plásticos para coleta de lixo

Caixa plástica para organizar e transportar os produtos para limpeza

Produtos básicos como detergentes líquido e em pó, tira-manchas e pré-lavagem, amaciante, limpa tudo, alvejantes, sabão em barra, limpa vidros, polidores e lustra móveis devem ser escolhidos de acordo com suas necessidades e preferências. Planeje um consumo consciente evitando produtos que poluem o meio ambiente.

Comentários