Organizando a Cozinha

Executiva ou dona de casa, toda mulher sonha em ter uma cozinha completa e repleta de armários, balcões e eletrodomésticos… Como do sonho à realidade sempre existem etapas a superar , o espaço e o orçamento disponíveis  irão orientar a  montagem  da cozinha ideal. 

Se você está de mudança para uma  casa nova  ou planeja uma reforma  está  diante de uma diversidade de opções para sua cozinha. Escolha armários de qualidade e de boa estrutura, de fácil manutenção, com portas, gavetas e prateleiras em tamanhos e profundidades diversas para múltiplos usos.

Para organizar uma  cozinha funcional  leve em conta o tempo que você e sua família passarão nela . Mais completa ou mais compacta, para quem gosta de cozinhar e receber amigos ou  para quem fica pouco em casa e faz as principais refeições fora.   De acordo com suas características você pode optar por dispor utensílios em prateleiras e num balcão bem à mão ou por deixá-los dentro dos armários e nas gavetas para evitar o acúmulo de pó e umidade sobre as peças.

 

cozinha6

Se seu espaço é reduzido e você precisa organizar-se nos armários que já tem,  otimize o interior instalando  porta talheres, aramados, porta pratos  e potes para guardar desde  acessórios a pratos  de forma compacta e funcional. Recorra a prateleiras avulsas para ampliar o espaço de armazenamento.

Coloque nos armários próximos à mesa a louça do dia a dia, copos, travessas, etc. Liquidificador, centrífuga e torradeira se usados com freqüência devem ocupar uma prateleira baixa para ficarem sempre à vista. 

Ainda nos armários, organize nas prateleiras mais acessíveis  as panelas que usa com freqüência e guarde as de menor uso nas prateleiras superiores. Faça a mesma coisa com serviços de louça , copos e cristais que só utiliza em ocasiões especiais.

Deixando de lado antigos ou herdados hábitos

Panelas debaixo da pia: Frequentemente o espaço disponível não é suficiente para dispor as panelas sem amontoá-las . Como o sifão é um local de passagem constante de água, mesmo sem vazamentos, o ambiente pode ficar úmido o que compromete o material das panelas, sejam de aço, esmalte ou ferro. Pelo mesmo motivo não guarde mantimentos ou latas de óleo e temperos em uso.

Tenha o mesmo cuidado com material de limpeza (guarde-o na área de serviço ou numa prateleira junto ao tanque/máquina de lavar) e com os acessórios de pia, que devem ser lavados e postos para secar antes de serem guardados.

Opcionalmente o gabinete é um ótimo lugar para organizar todos os potes plásticos, de vidro  e embalagens. Você pode deixar todos abertos e separar as tampas por tamanhos ou guardá-los fechados desde que sempre bem lavados e secos.

Gavetas: nas cozinhas mais antigas as gavetas disponiveis fazem parte do gabinete da pia e são em número reduzido. Caso conte com poucas gavetas coloque na primeira delas  os talheres organizados em uso diário e eventual, na segunda gaveta os panos de prato e toalhas de mesa de uso diário. Na última gaveta organize os acessórios e seu caderno de receitas.

Se você puder contar com um gabinete moderno, será possível guardar talheres, utensílios para corte, trinchantes, garfos, tesouras , panos de prato, toalhas de mesa, panelas e mesmo pratos.

gaveta-divisoria

  

 

 

 

 

Despensa: todo espaço de armazenamento de mantimentos pode ser chamado de despensa, ainda que se trate de um pequeno armário. Aproveite as prateleiras internas organizando pacotes e lataria sempre de olho na validade. Utilize  potes para armazenar  grãos e farinhas, caixas plásticas para  embalagens de sopas, gelatina, etc. Utilize um rotulador ou etiquetas para organizar.

Em  uma bandeja ou caixa plástica organize seus temperos, óleo e vinagre e demais condimentos de uso diário. Ficará mais fácil na hora de cozinhar encontrar tudo num só lugar,  retirando do armário para a bancada da pia e devolvendo ao lugar.

Segue uma lista de sugestões para equipar  uma cozinha , do básico aos acessórios do dia a dia . Leia em Equipando a cozinha.

Comentários