Férias – Planejar e aproveitar

 

Planejar com antecedência a viagem de férias torna possível conseguir lugar no destino tão sonhado, economizar nas tarifas aéreas e hospedagem nos bons hotéis. Porém, muitas vezes a  organização da viagem pessoal ou com a família só pode ser feita a partir da comunicação de quando nossas férias serão concedidas. Desta forma, se não houver como fugir da chamada alta temporada (além das férias de trabalho deve-se considerar férias escolares), redobre sua atenção, afinal são as merecidas férias.

p2010098

Pacotes turísticos: uma forma economica e desestressada de viajar. Consulte a internet, publicações e guias de turismo para definir seu destino. Analise os pacotes oferecidos pelas agências de turismo: procure junto à ABAV e ao PROCON referências da agência para não acabar no aeroporto com a bagagem na mão e sem destino.

Transporte, hospedagem, refeições, passeios e extras , tudo deve ser confirmado por escrito com o fornecedor do pacote. Consulte o site do hotel, da cidade de destino, verifique as distâncias e localização dos principais pontos turísticos. Checar o tempo também é ideal para não acabar passando a semana preso no hotel por causa das chuvas.

Confira mais dicas do Idec (www.idec.org.br)
1 – Escolha uma agência de turismo registrada na Embratur para comprar sua passagem;
2 – Guarde toda a propaganda da agência, pois ela tem que cumprir tudo o que prometeu nos anúncios;
3 – Examine cuidadosamente o contrato feito entre você e a agência;
4 – Veja se no contrato está escrito tudo o que você combinou com a agência;
5 – Não assine um contrato onde haja espaços em branco.

Viajando por conta própria:

Verifique a condição das estradas quando seu roteiro for percorrido em seu carro. Além de fazer check-up mecânico para sair com tudo em ordem, peça dicas de quem esta acostumado com o trajeto, como pontos de parada e abastecimento. Adquira um mapa rodoviário e um mapa da cidade de destino para poder se locomover com segurança e visitar todas as atrações locais.

Hospedagem :  certifique-se de que o contratado é o oferecido pelo hotel, pousada e até mesmo no caso de alugar uma casa de temporada. Nem sempre as fotos do site do local correspondem à realidade. Novamente peça referências, consulte pessoas que possam indicar onde já tenham se hospedado. No caso de alugar, visite antes o imóvel e conte com orientação para a elaboração do contrato.

Transporte:

Aéreo: confirme na véspera da viagem se o voo não sofreu alteração. Chegue pelo menos 1 hora antes do embarque ao aeroporto para viagens nacionais e 2 horas para viagens internacionais. Apresente-se imediatamente no balcão da companhia e garanta seu assento e despache a bagagem.

Terrestre:  adquira a passagem no terminal rodoviário com antecedência. Cheque o roteiro e peça informação do tempo de estrada, bem como as paradas para descanso e refeições. Chegue com no mínimo 1 hora de antecedência para evitar qualquer transtorno como superlotação e dificuldade de acesso ao embarque. Verifique a quantidade de bagagem permitida (funciona como o transporte aéreo, com limite de peso).

Cruzeiros marítimos: muito procurados os cruzeiros requerem providências e cuidados redobrados. Verifique se a empresa operadora não tem reclamações e nem apresenta problemas como os ultimamente divulgados pela mídia. Peça detalhamento de tudo que estiver incluído na viagem. Verifique a documentação necessária (nacional e internacional), faça um check up médico para garantir sua condição de saúde. Lembre-se que a bordo existem regras que devem ser cumpridas: consumo de bebidas, atendimento médico, etc. Os extras são cobrados em dolar.

Boas férias.

Próximo: Como arrumar a mala

Comentários