Ano Novo vida nova – Planejamento para 2009

planejamento

A crise mundial que se anunciou em 2008 torna indefinidas algumas das previsões para 2009. De uma maneira ou de outra todos seremos atingidos pelas mudanças econômicas. Na dúvida, na incerteza, organize-se planejando sua vida pessoal e profissional.

Para as  pessoas que não se considerem organizadas,  é imprescindível investir um pouco mais  de tempo e atenção na elaboração de  um plano para enfrentar possíveis e prováveis mudanças. Para aquelas que já se organizaram com antecedência é hora de revisar planos e fazer correções.

Muito mais do que fazer uma lista de resoluções de ano novo (vou fazer exercícios, vou emagrecer, vou deixar de fumar, vou usar menos o carro, etc) e apenas desejar que 2009 nos traga saúde, paz e dinheiro  é preciso  investir em mudança de hábitos e atitudes,  posicionar-se conscientemente para governar nossos rumos  neste ano e nos próximos.

A maioria de nós não costuma fazer planos de longo prazo. O imediatismo nos impede de alcançar grande parte daquilo que nos é possível. Culturalmente não planejamos reservas financeiras para estudos, para uma aposentadoria confortável, para uma assistência médica adequada na maturidade e muitas vezes nem para as próximas férias.

O dia 31 de dezembro não deve ser considerado como o encerramento do jogo, cujo placar  será zerado no início de 2009. O tempo é um conceito que não deve nos  limitar. Vivemos de uma forma contínua, nossos acertos compensando nossos erros.  Então vamos deixar de lado a esperança de que a nossa “lista de desejos” se realize por sorte e mágica  e racionalmente  vamos trabalhar para alcançar nossas metas.

Determinação, planejamento, acompanhamento e investimento são algumas das ferramentas para enfrentarmos o que vier.

Dicas

Organize-se financeiramente – elabore seu orçamento, faça um planejamento mensal e anual. Mantenha sua organização financeira fazendo revisões e correções durante todo o ano.

Organize suas tarefas pessoais e sua casa – melhore sua organização doméstica e faça sua vida pessoal ter mais qualidade. Livre-se do excesso,  das coisas que guarda sem previsão de uso. Desapegue-se, doe ou venda o que não é útil para você. Consuma conscientemente, pense no planeta e em seu bolso.

Administre sua rotina – comece organizando seus documentos, classifique papéis, saiba o que é necessário guardar e descarte o desnecessário (papéis tem prazo de validade) .

Esteja sempre atento às exigências de sua carreira, de  sua vida profissional – invista em capacitação, objetivamente analisando cursos e treinamentos que desenvolvam suas habilidades. É  hora de aumentar seus conhecimentos em idiomas, dominar mais do que a língua nativa e o inglês. Procure diferenciais, consulte profissionais de sua área para saber como alavancar a carreira (MBA, especialização, etc).

Comentários