Natal – tradição culinária e doces presentes

Que tal usar a criatividade e inovar em presentes  no Natal? Basta ter uma habilidade básica (saber assar um bolo), escolher uma receita descomplicada e produzir uma lembrança personalizada, saborosa e única.  Capriche na embalagem, monte em caixas ou embrulhe em papel decorado.

Dicas: Cupcake e Biscoitos de Natal

giant-cupcake

Cupcake é um tradicional doce norte americano. Um mini-bolo feito em formas que lembram uma xícara (daí o nome bolo de “xícara”).
Assim como os bem casados (febre em todas as festas de casamento de Norte a Sul) que são basicamente 2 rodelas de pão-de-ló com recheio de doce de leite e uma fina cobertura de açúcar, os cupcakes também são resultado de receitas de bolo (chocolate, laranja, pão-de-ló, , etc) assados nas próprias forminhas e decorados com glacê, confeitos ou pasta americana.

Para 12 cupcakes:utilize forminhas de muffin ou forminhas de papel.

Ingredientes da massa: 2 ovos, 1/2 xícara de açúcar,1 xícara de farinha de trigo ,3 colheres de manteiga,1/2 xícara de leite e 1 colher sopa de fermento em pó

Ingredientes para adicionar à massa e variar: 1/2 xícara de chocolate em pó, ameixas ou cerejas secas picadas, passas de uvas, gotas de chocolate.

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes do cupcake na batedeira e vá adicionando o leite aos poucos até obter consistência de creme. Despeje nas forminhas e asse em forno médio por 20 minutos. Espere esfriar por 5 minutos e cubra com o chocolate derretido ou glacê de sua preferência.

Para a cobertura: 160 g de chocolate ao leite. Derreta o chocolate no microondas (ou banho Maria), misture fora do fogo até ficar uma pasta lisa.

Biscoitos de Natalbiscoito-de-natal

Ingredientes: 100 g de manteiga sem sal , 3/4 de xícara (chá) de açúcar, 1 ovo , 1/2 colher de essência de baunilha , 2 xícaras. (chá) de farinha de trigo peneirada , 1 colher (chá) de fermento em pó e 1/2 colher (café) de sal

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Caso queira fazer biscoitos de duas cores, divida a massa ao meio e acrescente uma colher de sopa de chocolate em pó a uma das metades. Embrulhe em filme plástico e leve para descansar na geladeira por 40 minutos. Polvilhe com farinha de trigo uma superfície de trabalho lisa e abra a massa com um rolo. Corte os biscoitos com cortadores de sua preferência, acomode em assadeiras untadas e enfarinhadas e leve para assar em forno pré-aquecido, médio, por cerca de 20 minutos ou até que fiquem corados. Rende 18 biscoitos médios.

Decoração: prepare um glace com açúcar de confeiteiro e água, misturando em proporção até virar uma pasta. Coloque num saco de confeitar (ou use um saco plástico com um pequeno corte numa das pontas ) e contorne os biscoitos.

Receita do biscoito – www.revistacrescerglobo.com.br

Comentários