Natal e Ano Novo

 

guirlanda1Já falamos do planejamento para as festas de final de ano, de presentes à organização da ceia.

Hoje faltando  menos de 10 dias  para o Natal é preciso repassar as etapas, verificar a lista dos convidados (telefonar e confirmar os convites e acrescentar convidados), checar as compras e encomendas e finalizar os preparativos.

Não podemos esquecer da tradicional troca de mensagens, sejam cartões ou e-mail.  Relacione seus contatos pessoais, familiares e profissionais. Envie-os sem demora, para que cheguem em tempo e para que você possa retribuir na semana seguinte as mensagens que receber.

Pratos encomendados:  de acordo com suas possibilidades e preferências, suas encomendas já devem estar feitas, pois muitos buffets e restaurantes fecham hoje os pedidos. 

bebidas1

Ceia feita em casa: optando pelo preparo de todos os pratos, recomendamos a divisão com os participantes. Caso ainda tenha dúvidas de quantidade, no site www.sadia.com.br há uma calculadora  que você pode usar para definir peso de aves e carnes.

Até 8 dias antes, você já deve ter comprado os ingredientes principais e as bebidas. Providencie recipientes para gelar cervejas e refrigerantes, acomode champanhes e vinhos na geladeira.

Aproveite o final de semana (com mais gente em casa ou ajuda de convidados), lave copos, pratos e talheres. Escolha a toalha e guardanapos, serviços de travessas e bandejas. Providencie  cadeiras  extras.

Frutas, legumes e saladas devem ser comprados entre 22 e 24/12  (apesar de mais gente nas feiras e mercados, você adquire  estes  produtos frescos ). Lave e acomode tudo em embalagens na geladeira.

Tortas, bolos e salgados podem ser preparados de véspera pois assim você não se atrapalha na cozinha com a preparação simultânea de assados.

No dia 24: você já deve ter descongelado as carnes e preparado os temperos de véspera. De acordo com o tamanho/peso, você deverá programar as etapas de forno (em média de 2,30 h a 3,30 h). Prepare as farofas, arroz e molhos enquanto os assados então nos 30 minutos finais de cozimento. Servindo massas, deixe para prepará-las assim que os convidados já estejam sendo servidos.

Você  pode optar por uma mesa com lugares postos e trazer os alimentos à mesa em etapas ou o que funcionar melhor de acordo com o número de participantes . Um aparador com as louças , talheres e guardanapos e uma mesa com as saladas, pratos frios, as carnes semi-fatiadas e acompanhamentos. Calcule espaço para os pratos que seus convidados trarão.  Cada um faz seu prato e escolhe um lugar à mesa ou nos sofás. As sobremesas só serão servidas  após retirar os assados e pratos salgados.

Arranje uma mesa de apoio com  copos, bebidas, gelo. Vá repondo à medida em que forem sendo consumidas e substituindo na sequência dos pratos – coquetéis, vinhos, cervejas, refrigerantes, champanhe, etc.

Natal é a festa da família e você e seus convidados devem aproveitar os momentos  juntos. Não se preocupe só  em correr da cozinha para a sala checando se todos estão satisfeitos, pois com certeza a importância desta festa é a celebração da união e da confraternização.

Próximo artigo: A mesa do Ano Novo

Comentários