Ceia de Natal

Manter tradições de família e adaptá-las aos tempos atuais é um desafio à criatividade. Se em algumas casas a ceia natalina marca a comemoração mais importante em outras é o almoço do dia 25 de dezembro.

 Faltando cerca de 15 dias para o Natal, algumas providências já devem ter sido tomadas ou estão em fase de finalização.

As escolhas além de levar em conta a disponibilidade financeira e o número de familiares e convidados, devem considerar o  tempo que a organização e preparação exigem ( compras, seleção de receitas, horas na cozinha).  Ainda que você não abra mão de receitas tradicionais de família, vale considerar algumas opções.

Cardápios prontos – ceias  podem ser encomendadas à banqueteiras, buffets, restaurantes e até em supermercados.  Escolha entre tradicionais ou inove  com versões mais adequadas ao clima brasileiro. Muitas empresas oferecem assessoria para a definição de quantidade por pessoa, harmonização com vinhos e bebidas, além da indicação de utensílios necessários ao serviço e opção  de copeira ou garçom. Componha com suas receitas especiais  o cardápio definido na hora da encomenda, que deve ser feita até o dia 15 de dezembro na maioria das empresas.

Bebidas –  vinhos, cervejas e refrigerantes,  champanhe (ou espumantes e prosecco)  tudo deve ser  selecionado de acordo com sua preferência e de seus convidados e pode ser adquirido em casas especializadas, bons supermercados e até mesmo em consignação dependendo da quantidade.

 Decoração –  a mesa é um dos pontos altos da decoração natalina. Pode ser simples, com louças e talheres que você tem para ocasiões especiais ou até mais sofisticada, lançando mão do aluguel dos materiais.

 mesa-de-natal

Se sua opção for a preparação de todos os pratos , você pode dividir com  os convidados a elaboração do que será servido.   Além da opção mais econômica, com certeza todos se empenharão em trazer itens preparados com carinho.

Caso você e sua família optem por oferecer a ceia, esta é a semana em que os ingredientes devem ser comprados, deixando para a ante-vespera o que for perecível, como frutas, legumes e verduras para as saladas, etc.  Ao preparar um prato com uma receita nova, faça testes antes, pois nem sempre o resultado pode ser satisfatório.  Lembre-se que sorvetes são uma opção de sobremesa e  combinam com o clima.

Ceia tradicional:

2 pratos principais :  Peru assado, chester, lombo, tender, bacalhau, pernil

2 acompanhamentos:  Arroz com passa e castanhas, massas recheadas,  farofas, legumes gratinados ou no vapor.

entradas: saladas de folhas, salpicão ou saladas de batata e acompanhamentos, torta de palmito, quiches e cuzcuz de legumes ou peixe

sobremesas: frutas de época, gelados de frutas,  sorvetes,pudins, bolos gelados

 Lembre-se do panetone que será servido na hora da sobremesa e se não abre mão, das frutas secas e doces em compota e as tradicionais rabanadas.

Consulte: www.dfilipa.com.br (aluguel de materiais para festa)  www.sadia.com.br (especial de natal) www.panelinha.com.br

Comentários