Homens – Dicas para organizar suas roupas

 

closets_19_gr

Nem sempre a tarefa de organizar o guarda-roupas é incumbência exclusiva  da mulher da casa. Executivos com agendas concorridas, com muitas reuniões e viagens frequentes, costumam ser atentos à forma como suas roupas são organizadas.

Mesmo que a tarefa seja delegada à empregadas acompanhar a organização é um cuidado para quem quer e precisa sempre estar vestido adequadamente.

Se você divide o guarda-roupas com uma mulher, entre em acordo sobre a forma de divisão, já que as mulheres costumam ter mais roupas.  Havendo espaço disponível o mais interessante é planejar o closet para ela e para ele.

Dicas

Ternos, casacos e blazers devem ser pendurados em cabides de boa estrutura, com ombros mais largos para que não se deformem. Mantenha os ternos separados por tecido e cor. A cada estação separe os que não serão usados com frequência em capas em TNT (porta ternos).

  • Calças clássicas devem ser penduradas em cabides próprios (ou no calceiro específico) com os vincos alinhados.
  •  Não amontoe peças nos cabides. Além de esquecer o que esta por baixo, as roupas ficarão amassadas.
  • Camisas devem ser penduradas com o botão do colarinho fechado, uma em cada cabide – prefira o tipo tintureiro, mais fino e firme.
  • Caso prefira guardá-las em gavetas certifique-se de que foram cuidadosamente passadas e dobradas para que não fiquem cheias de vincos. A gaveta deve ter profundidade e largura suficiente para organizar as camisas e permitir localizar a que for usar sem amassar as que ficam.
  • Malhas e suéteres não devem ser pendurados – alargam e deformam. Guarde-as dobradas em prateleiras ou gavetas fundas.
  • Tenha gavetas distintas para roupas esportivas, casuais (camisetas, abrigos e calções e bermudas), roupa de baixo (cuecas, meias, pijamas), etc.
  • Cintos e gravatas devem estar sempre organizados e bem conservados. Caso opte por gavetas, os cintos podem ser guardados enrolados e separados por um organizador de gaveta assim como as gravatas.
  • Uma boa opção é a  escolha um suporte próprio para os cintos e um cabide específico para gravatas que dobradas ao meio ficam bem acomodadas .
  •  Calçados: sapatos devem ser engraxados regularmente e guardados  de preferência em caixas sem tampa ou nas prateleiras da sapateira.
  • Tênis devem ser limpos antes de serem guardados – utilize um desodorizador em sachê ou barra para retirar umidade.
  • Pastas de couro e mochilas devem ser guardas em pé,limpas e  sem sobreposição,  para não deformarem.  Malas devem ser sempre revisadas após cada utilização e guardadas limpas e embaladas em sacos de tnt quando só forem usadas esporadicamente.
  • Aproveite  o espaço do maleiro, deixando à mão o que utilizar com mais frequência e na parte dos fundos o que é de uso eventual.

Não guarde roupas que não servem, revise e encaminhe para conserto toda peça que necessitar de reposição de botões, refazer barras, etc.

Tenha uma caixa com artigos de limpeza – escova para roupas, papa bolinhas, flanela para lustrar.

Se você quiser caprichar na organização, mantenha uma lista na parte interna da porta do guarda-roupas com o descritivo de ternos, camisas, gravatas, etc. Isso servirá de orientação para quando for às compras, fizer uma mala para viagem  e para acompanhar a manutenção (lavanderia, passadeira, etc).

Comentários